Notícias

TI da Agro SB: cada vez mais Verde

Para quem reside em grandes centros urbanos a existência de energia elétrica é tão comum e certa que a importância dela só é sentida quando, por alguma adversidade, ocorre sua falta. Mas de acordo com os últimos dados do IBGE, cerca de 2.7 milhões de pessoas estão descobertas deste serviço no país, a maior parte delas localizadas em zonas rurais. A situação mais crítica está na região Norte, onde 24,1% dos domicílios rurais não possuem energia elétrica.

Isto ocorre também em algumas áreas das propriedades da Agro SB, onde os cabos de energia não chegam, o que levou a empresa a buscar outras formas de gerar energia dentro de suas unidades. O maior desafio neste processo foi atender os locais isolados, onde ficam as torres de transmissão responsáveis por manter toda a comunicação da empresa (rádios de comunicação, rádios Wi-fi e Internet). “O comum nestes casos é que as torres fiquem em locais centralizados, em maior altitude e de fácil visibilidade de vários pontos de nossas propriedades, locais estes distantes de nossos escritórios. Como todos nossos equipamentos trabalham com tecnologia sem fio, o desafio é fornecer energia nestas instalações”, explica Leandro Gomes, Coordenador de Infraestrutura, da Agro SB.

Por conta disso, nossos Analistas de Infraestrutura, buscaram nas soluções de Energia Eólica e Solar uma combinação perfeita para suprir a demanda de energia nestes locais, inicialmente utilizando apenas a Energia Solar, por placas Fotovoltaicas, armazenando a energia captada em bancos de baterias, para suportar o consumo no momento de captação e utilizando a carga armazenada nos momentos de “sombra”.

Placa Solar - Unidade Agro SB“Devido as condições climáticas na região, os momentos de “Sombra” eram mais constantes e com isso frequentemente perdíamos a comunicação interna. Aí surgiu a necessidade da integração do Sistema Eólico com a Energia Solar, onde mesmo nos momentos de Sombra, geramos energia e armazenamos em quase todas as horas do dia”, explica Paulo Enrique, Supervisor de TI, da Agro SB. Nos momentos que não geramos, a energia armazenada supri todas as necessidades das nossas comunicações com sobra. Com este sistema a empresa gera hoje 5.000 Wh de energia limpa por dia.

Setelites - Unidade Agro SBO próximo passo será o projeto de abastecimento de energia nos Centros de Processamento de Dados das unidades. “Esta ação promoverá maior qualidade de energia e independência de outras fontes, firmando mais uma vez o compromisso da TI com a sustentabilidade em todas as nossas ações”, destaca Sergio Ramalho, Gerente de TI, da Agro SB.

Fonte: Agro SB
Autores: Antonio Sergio Ramalho, Leandro Gomes e Paulo Enrique Cruz